terça-feira, 4 de agosto de 2009

EVA!!!

E os fãs de anime por todo mundo estão em polvorosa com o novo filme de Evangelion 2.0: you can (not) advance, lançado no japão no final de junho desse ano e que por lá já ultrapassou 2 milhões em público (e contando!)!! A legião de fãs brasileiros ainda aguardam a versão traduzida por aqui do segundo da série de 4 filmes que contam, recontam e trazem novidades sobre a saga (posso dizer com certeza) mais famosa/famigerada/FODA de todos os tempos!

Vamos por partes, pra vc que nunca ouviu falar disso e tem a impressão que anime é uma espécie de novela mexicana em traço japonês. Neon Genesis Evangelion foi lançado em 1995 em sua versão anime (série de tv) em 26 episódios pela Gainax por um cara chamado Hideaki Anno. Resumidamente (e bem simplificado, antes que algum fã queira me bater), a história fala sobre um contexto futurista high tech com crianças que pilotam criaturas gigantes "robôs" para lutar contra monstros mandados por Deus para evitar a destruição do planeta; a trama, de complexidade e genialidade nunca antes vistas e dificilmente superadas, traz muitos personagens que contribuem para um toque profundo e muitas vezes divertido à uma atmosfera pesada, cheia de intrigas, suspense e descobertas fantásticas, em uma temática religiosa que sempre atrai. Vélho, mto difícil descrever!! Desde então, foram lançadas versões em mangá (aquela revistinha de ler de trás pra frente), outras versões para o fim do anime, mais versões em mangá, um filme (death and rebirth) e agora essa nova versão da série de tv, chamada de Rebuild of Evangelion, que traz muitas semelhanças do original, mas no que difere, haja polêmica! aliás, polêmico é uma palavra que define muito bem essa obra, uma vez que o autor assume deixar pontas soltas no plot só pra causar mesmo e os personagens são extremamente bem feitos! sem falar do traço - as batalhas são sensacionais!!! enfim, concentra tudo de irado nesse mundo: pancadaria, plot intrincado e imagens lindas! imperdível!!!


Ufa! e vc deve estar pensando nooooossa irado quero ver!!! ok, funciona desse jeito: o material sai no japão e o que é disponibilizado chega aqui no brasil e então equipes chamadas fansubs, abençoadas, maravilhosas, ovacionadas, fodas!!! traduzem e botam legendas pra gente poder ver! de graça!!! eles merecem todos os louros desse mundo cara! vc pode acessar os sites dessa galera e baixar os torrents, tendo o cuidado de não reproduzir e vender (é um material feito de fãs para fãs) e disponibilizar para upload (pq mais gente quer baixar né, ajudae!!).
Devo salientar aqui, entretanto, que EVA talvez não agrade tanto alguém que não está familiarizado com a cultura japonesa das animações, algumas coisas possam passar batido ou não entendidas; existem outras histórias mais acessíveis ao público "virgem", que trazem influências ocidentais ou plots mais simples mesmo (consigo lembrar de sopetão Cowboy Bebop... e todas essas porcarias que passam na tv esses dias Oo). mas mesmo assim, recomendo!!! a série mais famosa de todos os tempos não pode deixar de fazer parte da cultura de ninguém. e eu to LOUCA pra ver o you can (not) advance!!!! deu pra notar que é meu anime preferido né? ^_~



assista a um anime music vídeo feito com imagens de EVA!



"God's in His Heaven, All's Right With the World"

Um comentário:

Unknown disse...

Esse anime é foda!!! Simplesmente o melhor mesmo! Não precisa nem pensar muito...

Eu quero mto ver!!!