terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Crise no mundo do anime japonês!


É sério, tomei um puta susto quando li a matéria que saiu no New York Times, uma mega matéria (pela quantidade de informações no artigo e não pelo seu tamanho) sobre a situação do mercado de animes.
Eles afirmam que a indústria dos animes está entrando em um período de crise.  Vou falar aqui o por quê disso (resumão ao meu estilo) e depois se quiserem entrem no link do artigo no final do post e leiam com mais calma.

Duas coisas a gente tem que destacar:
1 – Desenhar para fazer anime só se for como hobby. Ganhar a vida com isso, não dá mais! Os caras ganham pouco (uns 900 dólares por mês) e trabalham como malucos! Sério, 14 horas por dia é praticamente o que um dekassegui faz todo o dia trabalhando na fábrica (será que eles ganham a mesma coisa?). Existe também o trabalho de freelancer, que tem seu dinheiro garantido pelo número de desenhos feitos. Mas eles ganham segundo uma tabela de preços que praticamente não é alterada há 30 anos! Isso mesmo, os mesmos dinheiros recebidos por um desenho em 1979 valem até hoje!

2 – Como o anime virou algo popular, todo mundo resolveu copiar e produzir o seu próprio. Adivinha quem conseguiu fazer isso? Isso mesmo, a China! E surpreendentemente eles andam fazendo isso com qualidade. Como a mão de obra por lá é extremamente barata e o governo dá aquela ajudinha financeira, sai tudo a preço de banana.  Competir com uma indústria assim é muito difícil.


Resumo da ópera, a venda de DVDs anda caindo assustadoramente. O que movimentava cerca de 1 bilhão de dólares  por ano, hoje deve ficar entre 600 milhões (uma queda de 40% em apenas 2 anos!).  Lógico que se deve levar em conta a crise no mercado mundial que está afetando o Japão, mas mesmo assim essa queda não é só culpa dessa crise.

O anime não vai deixar de existir, até por questão cultural, mas a qualidade deles tendem a cair muito. Ninguém novo vai entrar no mercado para produzir algo diferente e inovador. Vamos ter as mesmas coisas, até que o povo vai se cansar disso e começar a ver apenas coisas made in china.  Como resolver isso? Sinceramente , eu não sei...

Fonte : The Wall Street Jornal

Ass: Kikão / Hannibal (Jabá!)

Nenhum comentário: