domingo, 11 de outubro de 2009

Cinema Japonês querendo ser gente grande!

E ai pessoal? Olha novamente eu aqui, Kikão! Hoje vim para falar de algo diferentão: cinema japonês!
Mas fique tranquilo, nada de o Grito ou o Chamado (que considero um ótimo filme, o primeiro) será comentado aqui. Vou falar de algo que o pessoal de Hollywood descobriu faz um tempo e já lhes rendeu muitos milhões de dólares: adaptações de quadrinhos para os cinemas.
Lá pelas terras pervertidas os quadrinhos são chamados de mangás e tem uma importância significativa na cultura local. Há alguns anos era um mercado que movimentava por ano cerca de 1 bilhão de dólares! Logo é um grande potencial para fazer um público ir aos cinemas ver adaptações de seus personagens favoritos na telona. Esses filmes são chamados de Live Actions e tem um publico fiel. Mas como Hollywood observou que esse formato estava funcionado lá, tentou criar alguns lives americanizados. Não deu certo. Dragon Ball que o diga. Porém, nem tudo está perdido! Existe um movimento ganhando força por lá em fazer as adaptações por lá mesmo e com qualidade! Vou listar aqui alguns que eu acho que podem demonstrar o que estou falando...

Death Note
Mangá publicado de 2004 a 2006, que conta a história de um jovem que descobre um “caderno da morte”. Nele se você escrever um nome, após alguns segundos a pessoa morre. O que poderia virar algo chato com o moleque matando seus inimigos torna se algo interessante quando ele começa a matar bandidos como punição aos seus atos. Bem no estilo do final de Swordfish. Foram produzidos 3 filmes pela Warner Bros Japonesa. Assisti 2 dos 3 filmes e achei muito bons eles. Deixo vocês com o trailer do primeiro filme. E sim, a trilha sonora é do Red Hot Chili Peppers.



Nodame Camtabile
Mangá publicado de 2001 a 2009(Terminou recentemente). A história é uma comédia romântica onde os personagens estão estudando para serem músicos clássicos. É bem engraçado e facilmente te faz ouvir musica clássica sem que você se de conta disso. O filme vai sair no final do ano por lá.



Kamui Gaiden
Mangá publicado em 1965. Conta a história de um ninja tentando fugir de seu clã. Simples, mas é uma história que te cativa facilmente. Saiu em setembro. Vamos ao trailer



Blood : The last Vampire
Mangá publicado de 2001 a 2002. Esse eu acho que merece um destaque especial. Uma grande produção para uma história muito boa e violenta. A história gira em torno de Saya, uma colegial que tem amnésia. Suas lembranças são apenas de um ano atrás até hoje. Aos poucos ela vai descobrindo o que fazia antes e o porquê de estar ali. Eu destaco esse porque na época foi muito comentado pelos blogs afora e me pareceu bem divertido. Trailer ai...



Bom chega né? Existem muitas outras produções por ai que valem à pena. A única coisa que tenho que lamentar é a atuação dos japinhas. Em sua maioria é muito ruim. O que compensa são suas histórias. Para mim é a criatividade bizarra deles que está atraindo os grandes estúdios pra lá. Por falar em bizarrice, não tem como não deixar o trailer de uma produção tosca e bizarra... The Machine Girl !!!



Ass: Kikão

Um comentário:

Karina Almeida disse...

adoro cinema japonês, mas ainda não vi nenhum desses m(_ _)m

quero ver!

ah, vc viu a partida (departures/okuribito)? é muuuuito bom! não é de suspense. é uma história bonita, triste e engraçada ao mesmo tempo.

eu recomendo (^_^)v