quinta-feira, 5 de novembro de 2009

coronel landa e os bastardinhos amestrados

Nos primeiros minutos do filme, eu pensei: 1) que entradinha vintage mais safada! 2) ENIO MORRICONE!!!! aaaahh foda! 3) Olha Brad Pitt, é sua última chance pra mim, make me proud.
Muuuuitas referências, muitas. Tantas que só um louco rato de locadora que conhece todas as falas de todos os filmes do mundo saberia dizer. De cara, o faroeste spaguetti, aquela molecada toda junta, terra sem lei, perseguição e carnificina, meio nonsense, mta violência desnecessária, até pros moldes do autor. Eu também vi o Don Vito naquela cena dos italianos; eu dei mta risada, até uma hora que foi tipo ok, já entendi - next!; Charles Chaplin em O Grande Ditador - Mike Myers meu filho, ce tá perdido?; Marlene Dietrich - inclusive, todos os atores tinham mesmo o carão de alemão, francês, judeu... mto bom; a época de Bela Lugosi - o que foi aquela cena do cinema pré-apocaliptica trash século passado??? Eu gar.ga.lhei, como a muito tempo não o fazia. Dei risada o filme inteiro na verdade, divertidíssimo. E eis a questão, queridos leitores, percebam que as pessoas tendem a sensacionalizar tudo o que enxergam, o que está em evidência e geralmente gostam muito de acenar a opinão dos outros, principalmente esse povo que orbita o oscar, o símbolo máximo do prêmio manipulado descartável da atualidade. O Tarantino é um fã de cinema, um cara que entende pq respira cinema, já viu tudo quanto é filme e enquanto ser pensante que ousa botar o focinho pra fora da caixa, consegue traduzir tudo isso de uma maneira muito única e transformar tudo num grande show. Ele é over, ele é intenso, ele gosta de estilizar, claro! Assim fica divertido! Diversão é seu nome do meio, ponto. Filme boring enlatado qualquer um faz.
Gostei muito das cores dos cenários e seus detalhes, do figurino e como ele brincou com a fotografia, sempre usando o pano de fundo como coadjuvante da cena principial, passeando com o olhar do espectador. E falando em principal... O que foi Cristoph Waltz?!?! MEL DELLLS há tempos não via nada TÃO brilhante. Vélho. Genial. Acho que é a melhor coisa desde Heath Ledger com o Coringa. Magistral. O coronel Landa roubou a cena descaradamente, e brilhantemente tudo gira em torno dele. No capítulo 1 eu achei que ia morrer do coração, tava suando frio vendo aquilo; e no filme inteiro isso se repete, de maneira que vc acaba gostando e se viciando no jeito daquele filho da mãe assassino. Uma personagem memomável, indeed.

Brad Pitt... fiii... assim não dá. Nããão dá. Ou vc toma vergonha na cara, ou aposenta! Tomou o segundo amarelo, tá fora da lista top. Depois do que vc me fez passar naquele filme horrível do benjamin buttons (que foi heroicamente salvo pela diva cate blanchett), vc me devia essa!!! péssimo. não caio mais no golpe da estrela pintosa, ou mostra serviço ou é kaput!
E... não. Não acho que foi tudo isso. O filme é muito bom, mas quando a gente pensa em todas as obras de Tarantino, eu ainda fico com Pulp Fiction. 8 gatinhos e nada mais!




Lembrando que a Barracuda já falou sobre Inglorious Basterds aqui.

Nenhum comentário: